Amazônia Andes: da nascente à foz, do Atlântico ao Pacífico.

Uma viagem pode ser muito mais que uma viagem, pode ser a realização de um sonho.
Foi isso que o fotógrafo e documentarista José Paulo Tezza percebeu com o lançamento do seu novo livro, Amazônia Andes: da nascente à foz, do Atlântico ao Pacífico.

391561_545810695458393_1941498285_n

Tivemos o prazer de conhecer o José na última sexta feira na 23º Bienal do Livro de São Paulo, e ele nos contou um pouco sobre o livro e sobre a viagem.

1385518_603252223047573_542097831_n
É um livro artístico da relação entre dois biomas de natureza tão distintas e ao mesmo tempo conectadas, que versará sobre a cultura e biodiversidade dessas regiões.
A expedição de mais de 20 destinos foi do Delta do Amazonas, em Macapá, cortando o norte do Brasil e seguindo até o Porto de Ilo, no Peru.
Muito mais que um simples livro de fotografias, é um livro engajado primeiramente em mostrar as belezas escondidas nas regiões da Amazônia e nos Andes, que apesar de serem tão diferentes estão totalmente ligados entre si.
“São dois cenários diferentes, mas interligados. É dos Andes que vem a água do Rio Amazonas, por exemplo” disse o irmão de José, o economista João Tezza, ao Portal A Crítica. João assina os textos da obra junto com a jornalista Jamilsa Melo.

Foto: José Tezza

Foto: José Tezza

1782037_673867685986026_444492052_n

Batemos um papo super descontraído com o fotógrafo enquanto folheávamos as páginas de seu novo livro. O que percebemos foi uma pessoa que trabalhava em nome de uma paixão, sem ambições financeiras ou coisa que o valha. Que fotografava primeiro com o coração, depois com os olhos e por último com a câmera.

Foto: José Tezza

Foto: José Tezza

Uma pessoa disposta a fazer do seu amor maior seu sonho realizado.
Depois disso tudo ainda ganhamos um exemplar autografado e eu, que sempre fu apaixonado por fotografia, agora tenho o primeiro de muitos, da minha futura coleção de foto livros.
Um livro que mostra a interação do homem e natureza, em harmonia, em paz, trazendo um exemplo de que é possível viver melhor através da sabedoria da floresta, e contribuir com o desenvolvimento sustentável.

394463_434629883243142_100091382_n

378175_435227766516687_604825319_n

 

Muito mais que um livro, o Amazonia Andes é um portal e que ficou impresso no papel. Mas se vc observar a obra com carinho e mente aberta, vai perceber um segredo milenar nele, o livro é uma dica do que existe de mais sagrado nesse nosso continente.
E depois de conhecer esse trabalho, mais do que nunca, concordarei com Santo Agostinho e a frase “O mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem somente uma página.”

Conheça um pouco mais sobre o livro acessando o Facebook e o website do projeto.
Infos para adquirir o livro você encontra aqui, no site da Ave Lola – Espaço de Criação.

Anúncios

Sobre Vagabundo Profissional

“Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, sou rico. Porque viajei o mundo sem um único centavo no bolso. Sim, sou rico. Por causa das pessoas que conheci. Mas acima de tudo, sou rico, por que descobri o verdadeiro significado da vida.” (Fergal Smith)
Esse post foi publicado em Video e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Amazônia Andes: da nascente à foz, do Atlântico ao Pacífico.

  1. vanessamax disse:

    Ótima dica! Só de ver as fotos aqui postadas me deu vontade de ter o livro, e ainda melhor, fazer a mesma viagem…

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s