Um paraíso para os viajantes e mochileiros nerds.

É possível que você nunca tenha ouvido falar, mas existe um lugar no meio do Oceano Pacífico que é um verdadeiro paraíso para todos os viajantes nerds e geeks.
Niue é um país, associado à Nova Zelândia e fica a 2400 km a nordeste dela, no triângulo formado por Tonga, as Ilhas Samoas e as Ilhas Cook. Niue é geralmente conhecida como a “Rocha da Polinésia”.

Foto: reprodução/BBC

Foto: reprodução/BBC

Rocha-da-Polinésia-niueTá, mas e daí, por que será que essa ilhota, no meio do nada é um paraíso para alguém?
Em 2003, Niue foi o primeiro país do mundo a oferecer internet wi-fi gratuita a toda a sua população (sim, tem wifi no país inteira). A rede pode ser acessada por meio de um notebook fornecido gratuitamente a 100% dos alunos do ensino fundamental e médio pelo projeto One Laptop per Child, que tem como objetivo dar a criançada de países em desenvolvimento a chance de conhecerem o mundo digital. Sensacional!!!

Foto: One Laptop per Child

Foto: One Laptop per Child

Niue também mostra que entende do assunto sustentabilidade. Painéis solares foram instalados em escolas e hospitais desde  2009, e já são responsáveis por mais de 10% de toda energia do país.
A ilha, é considerada um paraíso para atividades naturais e radicais e é bastante frequentada por mergulhadores. Os custos em Niue podem ser considerados razoáveis. Por curiosidade eu busquei no site do trivago e encontrei o único hotel da ilha: o Matavai Resort,o hotel é bem luxuoso e tem uma boa estrutura.

Niue é conhecida entre os nerd e geeks graças a “economia Pokémon”.
Por estar associada a Nova Zelândia a moeda oficial do país é o dólar neozelandês, assim como também o dólar Niue, moeda oficial da ilha.
Um dos casos mais conhecidos é moeda de 1 dólar Niue lançada em 2001. As cinco versões da moeda comemorativa trazem Pikachu, Squirtle, Meowth, Bulbasaur e Charmander, alguns dos mais conhecidos Pokémons.
Em 2011, moedas especiais do Star Wars foram lançadas, trazendo R2D2 e C3PO, bem como Luke e a Princesa Léia no verso.

moedas-de-Niue-07

moedas-do-star-wars

moedas-pokemon

moedas-de-Niue-05Fonte: Zoinc e NerdPai

Anúncios

Sobre Vagabundo Profissional

“Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, sou rico. Porque viajei o mundo sem um único centavo no bolso. Sim, sou rico. Por causa das pessoas que conheci. Mas acima de tudo, sou rico, por que descobri o verdadeiro significado da vida.” (Fergal Smith)
Esse post foi publicado em Matéria. Bookmark o link permanente.

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s