Um Viajante Poeta ou um Poeta Viajante?

Meu Ego – Minha Honra

Minha liberdade que é tão desejada por muitos, é tão perigosa para quem a possui como para aqueles que a desejam. A liberdade por si só não mede as consequências que a mesma traz. O anseio da extrema liberdade quebra laços fundamentais na vida de um ser. A liberdade que possuo não é algo que se pode buscar ou desejar, é um sentimento que está condicionado à vida que levo e ao caminho que trilho.

Ser o que sou é aceitar a difícil tarefa de trilhar um caminho solitário.Encontro-me em uma situação que me pergunto se o vento vem de encontro a mim, ou se eu que caminho contra ele.

zcvv

Foto: Mochileiro Peregrino

É inútil pedirmos para não sermos esquecidos, porém nossos atos, feitos e consequências, estes sim poderão ser eternos. Todos nós somos apenas futuras lembranças carregadas pelo vento. O que é mais memorável, o vento em nossas faces ou as pessoas que o respiram?

Uma sabedoria maior que não pode ser revelada na presença de todos se encontra no meio do desconhecido. O que é revelado no cume das montanhas e o que se encontra do outro lado do oceano? Como encontrar a luz dentro das cavernas e como atingir o leito de um abismo?  Aventura é algo desejado por todos, mas a jornada é perigosa, o desconhecido sempre será algo temido. Principalmente quando não há ninguém a sua espera. Não sou um homem de muitos planos, apenas de muitos destinos.

Eu sinto falta do céu noturno estrelado azul aveludado, e da escuridão das trevas quando a lua está ausente. Eu sinto falta do brilho do sol em uma gélida manhã, e das nuvens douradas que navego.  Existe um prazer maior escondido no desconhecido, existe medo e sabedoria no cume da montanha, existe solidão e mistério na areia do deserto.

Lençóis Maranhenses Foto: Mochileiro Peregrino

Lençóis Maranhenses
Foto: Mochileiro Peregrino

Acredito que quando atravessamos um deserto, não somente atravessamos uma incrível porção de areia banhada pela luz do luar, e muitas vezes castigada pelo brilho do sol. Mas também atravessamos nossa própria alma, em uma jornada onde podemos nos encontrar ou nos perder em nosso próprio eu.

O deserto é a paisagem mais misteriosa que há em nosso planeta, por milênios cultuados e respeitados por toda humanidade.  Creio que nem perante os mais belos cumes estamos tão próximos e puros diante de Deus como em um deserto.

O deserto é o lugar dos mais íntimos encontros com nós mesmos, possíveis somente na plena solidão, o deserto é um dos professores mais exigentes que podemos ter. Pois primeiro fazemos a prova e a lição vem depois.

Pico dos Marins Foto: Mochileiro Peregrino

Pico dos Marins
Foto: Mochileiro Peregrino

Uns dizem que tenho coragem, outros dizem que sou louco. O que tenho apenas é a vontade de seguir sempre em frente e a perder a vida se assim necessário em prol daquilo que luto e busco em minha vida. Liberdade é para poucos, e são raros os que estão dispostos realmente a pagar por ela.

Homens que se arriscam se voltam são tratados como heróis. Se suas vidas não são poupadas perante as tentativas de seus feitos, serão lembrados como tolos.

Ser escritor é aceitar a difícil missão de iluminar almas. A felicidade de um escritor é o doce sorriso de seu leitor. Um dos maiores prazeres que um escritor pode ter em sua vida, é alguém o deixar sem palavras.

Poeta é aquele que é capaz de iludir os mais sombrios corações e derrubar amor pelas mais sombrias almas.

Ibitipoca Foto: Mochileiro Peregrino

Ibitipoca
Foto: Mochileiro Peregrino

Talvez meu maior dom não seja o das palavras, mas sim de transformar toda minha dor em esperança para aqueles que buscam se encontrar. Minhas mais sagradas lágrimas transformadas em palavras de amor, de fé e de esperança.

Eu sempre serei um alguém distante para os olhos das pessoas, e sempre serei próximo ocultamente em cada coração.

Um dos melhores presentes que Deus deu a um homem é o sorriso de uma mulher, embora um belo sorriso muitas vezes oculte seu coração.

Foto: Mochileiro Peregrino

Foto: Mochileiro Peregrino

Com o passar do tempo descobri que os humanos temem tanto o amor assim como temem a guerra. Sou um homem que deseja jamais se prender a uma mulher, mas sim que deseja que essa mulher levante voo comigo.

Eu sou o amor em forma de medo no coração de uma mulher.

Conversar com Deus para mim é algo fácil, difícil tem sido chegar a um dialogo com o diabo.  O que muitos homens se matariam para ter, eu tenho aos meus pés.   Muitas vezes a cada sorriso dado pela humanidade eu vejo uma gargalhada do diabo.

Lençóis Maranhenses Foto: Mochileiro Peregrino

Lençóis Maranhenses
Foto: Mochileiro Peregrino

Muitas mulheres são verdadeiros demônios me prometendo os céus nos braços da luxuria e do prazer.

Algo que não compreendo muito no ser humano é porque se escondem de si mesmos?Uma das lições mais importantes que aprendi na vida é que um doce sorriso tem muita coisa a esconder e nem sempre é tão doce como o próprio sorriso. É tolice deixar se  enganar por um sorriso, pois cada ser humano tem seu fardo que muitas vezes pode estar escondido de todos, menos de quem carrega.

O sentimento que os humanos possuem pela riqueza  é algo que eu ainda não compreendo. Eu apenas percebo o sentido desse sentimento quando usado em prol da humanidade em uma forma humana, mas não sou capaz de compreender o porquê pessoas que tem mais não podem dividir com quem tem menos. Tudo o que vejo é a riqueza alimentando a ambição se tornando algo primordial na vida de cada ser. Assim eu vejo seres humanos sacrificarem a própria vida, as pessoas que amam e tudo aquilo que pode ser correto para alcança –lá e possui – lá. Então eu lamento e me entristeço profundamente.

A pior das saudades é aquela que você sente por alguém que você nunca teve.Por diversas vezes escuto pessoas me dizendo que é triste eu não ter família, mas a minha resposta permanece a mesma. Triste não é o fato de eu não ter família, triste é as pessoas que tem família não saberem dar valor.

De fato a frieza me torna um ser forte, mas não me torna um ser humano.Um dos sentimentos que pode derrubar até mesmo o mais nobre e corajoso guerreiro é a solidão. O fato de precisarmos sentir a presença  um dos outros  é quase tão vital como a luz do sol, a água que bebemos e até mesmo o ar que respiramos.

Foto: Mochileiro Peregrino

Foto: Mochileiro Peregrino

E o mais desejado laço de união entre seres humanos, não é o laço entre homens e mulheres, mas sim o laço que uni os pais aos filhos. Na solidão a vida é vazia, amarga e sombria.

A confiança entre amigos é um dos presentes mais frágeis que ganhamos em nossas vidas, é construído sobre uma base instável que pode ser facilmente abalada ou fortificada a cada ato de sentimento e vivências compartilhadas entre dois seres.

A vida sem uma amizade é uma vida solitária e amarga. Desafiar o sentimento de amizade rejeitando esse laço é algo complexo que pode se tornar tão vazio assim como um deserto que é varrido pelo vento. A questão pode estar definida se a confiança sobrevivera perante as adversidades da vida entre o frágil elo da amizade.

Não se surpreendam com o que diz o poeta, apenas calem se quando ele silencia.Distancia é apenas um trajeto a ser percorrido em busca daquilo que se deseja.

Eu insisto em dizer que não existe nada que seja impossível de fazermos ou sermos desde que se é isso realmente que desejamos em nossos corações.

Anúncios
Esse post foi publicado em Filosofia Viajante por Mochileiro Peregrino. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Um Viajante Poeta ou um Poeta Viajante?

  1. Parabéns, por belas e sábias palavras, percebe-se que foi escrito com sentimento da alma.
    Fazia tempo, que esta janela, não enviava um texto tão significativo!

  2. Carol Mondin disse:

    Gabriel, eu já desisti de explicar para as pessoas – as próximas e as nem tão próximas – o quanto a liberdade é vital pra mim. É meu respirar, meu sorrir, minha esperança no amanhã que vai ser infinitamente melhor. Elas, as pessoas, acham que, de tanto chegar e partir, somos acostumados às despedidas, somos fortes o suficiente pra cortar laços que ainda estavam nascendo. Elas não sabem o quanto isso dói. Mas sabem menos ainda, que é isso o que nos faz seguir em frente sempre.
    sempre leio aqui uma coisa e outra. nesse vc mandou muito, mas muito bem!!!

  3. Desde México, agradezco este tipo de textos que por alguna razón los topamos cuando más los necesitamos, es bueno saber que alguien en alguna parte del mundo escribe así y más lo que transmite através de esas palabras que escribió.
    Fuerza a todos quienes están buscando su camino y aún con miedo, ponen el pie en la estrada.

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s