Motivos pelos quais você deve visitar Cuba.

Aaron_Escobar-Cuba_Libre

– Estradas: Uma das coisas que mais nos impressionou em Cuba foi a condição das estradas. A gente alugou carro por 12 dias e chegou e pegar autopista com 2 e 3 pistas de cada lado. E era estrada boa, sem buracos, às vezes parecia um tapete…

– Inexistência de filas: Sabe aquela imagem de caos urbano de carros, estilo São Paulo? Esquece! A gente ficou 17 dias em Cuba e não pegou filas nem nas estradas, nem dentro da cidade.

– Carros antigos: Tem bastante carro inteiro. Alguns cubanos conseguem importar peças para manutenção, e a maioria dos carros roda com motor a Diesel, que é subsidiado pelo governo para que os carros continuem andando pelo país. Tem bastante Ford, Chevrolet … tudo da década de 50! E muitos deles são táxi, de modo que você pode andar neles facilmente (e ainda pode optar por um modelo conversível).

 – Segurança: O país passa muita segurança, principalmente se você é turista. Lá você não encontra pedintes, mendigos, nem drogados pelas ruas. O máximo que você vai encontrar (no centro de Havana, por exemplo) é um chato querendo vender charutos ou rum (compre sempre em lojas) ou querendo arrumar uma casa para você se hospedar. Se não tiver afim, diga não e continue o passeio, sem problemas.

– Língua: Como eles falam espanhol, a gente acaba entendendo. É claro que, quando eles resolvem falar rápido, não dá de entender nada, mas ainda assim, a comunicação é muito fácil.

– Povo: Em geral, eles são muito simpáticos e atenciosos. A gente falou com muita gente e percebeu que cubano adora conversar. Eles ficavam especialmente felizes quando descobriam que a gente era do Brasil. Lá passa novela brasileira  e eles adoram (quando a gente foi, em junho de 2013, estava passando Terra Nostra e Passione). Além disso, eles eram muito prestativos quando a gente pedia informação.

– Música e dança: Prepare-se para ouvir muita salsa e reggaeton. E se tiver oportunidade, vá em alguma festa ou bar dançante. Os cubanos dançam muito bem. A gente foi em algumas festas e ficou impressionado com o gingado daquele povo.

– Arquitetura: Lá tem muito “casarão” conservado. Um mais lindo que o outro. Tem bastante casa sem manutenção também, já que o bloqueio econômico dificiltou a aquisição de materiais de construção. Mas tem muito prédio colonial bonito, além de atrações turísticas como o Capitólio, o Teatro Nacional e a Catedral da Imaculada Conceição.

Acompanhe mais no blog Sonhando a Viagem

Texto: Biange Nocetti Souza (publicado com autorização da autora)

Anúncios

Sobre Vagabundo Profissional

“Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, sou rico. Porque viajei o mundo sem um único centavo no bolso. Sim, sou rico. Por causa das pessoas que conheci. Mas acima de tudo, sou rico, por que descobri o verdadeiro significado da vida.” (Fergal Smith)
Esse post foi publicado em O viajante é você.. Bookmark o link permanente.

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s