O mochileiro mais famoso de todos os tempos.

Quem é o mochileiro mais famoso de todos os tempos? Acredito que esta seja uma questão que gera um bom debate. Se tivéssemos que escolher um viajante que foi o iniciante deste estilo de vida ou consultar livros de História, quem seria esta pessoa?

Marco Polo

Um dos nomes mais lembrados quando tocamos no assunto é o viajante Marco Polo. Foram 24 anos viajando pelo mundo. 24 anos. Não sei se o termo mochileiro seria apropriado para a época, talvez algo mais apropriado seria “andarilho”. Alguns fazem caminhos mais longos, outros caminhos mais curtos. Marco Polo escolheu um longo e lento caminho de 24 anos, numa procura e busca constante em entender lugares e seus povos. O cara foi simplesmente uma lenda.

Battutta

Battuta

Battuta, um viajante marroquino que cobriu 120 mil kilometros de estrada em 30 anos ao redor do planeta; faz com que Marco Polo tenha saído somente para uma simples caminhada. Ele viajou principalmente pelo Oriente Médio e Ásia com sua mochila e um camelo esfarrapado.
Estes heróis já se foram há muito tempo. Seu legado continua vivo. Mas quem seria o mochileiro mais famoso de todos os tempos nos dias de hoje?

Charles Veley

Charles Veley

Poderíamos considerar Charles Veley de São Francisco, que já visitou 673 territórios. Este cara com certeza sabe o que é por o pé na estrada! Mas, será que ele entende o espírito mochileiro?
Mochilar é mais do que viajar, mochilar é por sua mochila nas costas e partir numa jornada de auto-descobrimento, por caminhos ainda não traçados, de maneira independente e procurando entender melhor o mundo a nossa volta.

Matt

Matt

E o que falar do Matt dos vídeos  “Where the hell is Matt?”. O famoso vídeo de youtube onde Matt aparece em vários locais ao redor do mundo fazendo uma dancinha grotesca 🙂 Matt viajou por 39 países em apenas 6 meses e virou uma celebridade do youtube. Na minha opinião, Matt não possui as características de um mochileiro nato. A idéia foi super original, mas acabou virando marketing.

É uma questão muito difícil de ser respondida, mesmo porque, pessoas viajam por diferentes razões. Há muitos e muitos tipos de mochileiros, fica complicado apontar um exemplo. Gosto de acreditar que cada um de nós possui este espírito mochileiro dentro da gente, seja em descobrir novos lugares ou seja para descobrir a si mesmo.

(Autor desconhecido)

Anúncios

Sobre Vagabundo Profissional

“Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, sou rico. Porque viajei o mundo sem um único centavo no bolso. Sim, sou rico. Por causa das pessoas que conheci. Mas acima de tudo, sou rico, por que descobri o verdadeiro significado da vida.” (Fergal Smith)
Esse post foi publicado em Matéria e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para O mochileiro mais famoso de todos os tempos.

  1. Lendo esse título o primeiro nome que me veio a mente foi Jack Kerouac! Sinceramente, ele não pode estar fora da lista! 😀

  2. “Um dos nomes mais lembrados quando tocamos no assunto é o viajante Marco Polo. Foram 24 anos viajando pelo mundo. 24 anos. Não sei se o termo mochileiro seria apropriado para a época” – 24 anos? Então Moisés ganha. Foram 40 anos de viagem! Moisés guiou seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou através da famosa passagem em que abre o Mar Vermelho, para possibilitar a travessia segura dos judeus…

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s