Um clichê maravilhoso: a vida é bonita e é bonita!

Você tem viajado bastante, né?

Foi o que me perguntaram ontem mesmo. Finalmente o verão vestiu a camisa e nos presenteou com um calor abençoado. Na Holanda é assim, primavera, verão, outono e inverno não significa flores, calor, vento e frio, respectivamente. As estações do ano deixaram de definir o clima para serem todas elas, sem exceção, qualificadas como “dutch weather”.

Resolvemos fazer um jantar para celebrar o calor que sabemos, não veio pra ficar. Eu e amigos. Macarrão e vinho. Bolo de maça e canela de sobremesa. Tudo temperado com muita conversa e, claro, não poderia faltar “viagem” como ingrediente principal. Decidi morar na Holanda porque eu queria mais que simplesmente viajar. Eu queria me instalar em outro país. Queria sentir a diferença e tomar um choque cultural. Entender uma cultura diferente da minha e evoluir como pessoa.

– Que clichê maravilhoso! gritou uma voz irônica na minha cabeça.

Mas é verdade. E digo mais.Viajar é importante, mas descobrir é precioso! Se viajar com a mente aberta a novas descobertas vai voltar uma nova pessoa. No meio do caminho vai se dar conta que cultura, educação e personalidade são temas completamente diferentes. Não importa onde esteja vai se deparar com pessoas agradáveis e outras nem tanto assim. Independente do idioma que se disponha a falar, algumas vezes será compreendido e outras não. Não importa quão fluente seja. Se abrir a mente vai assumir um novo estilo de vida no que lhe parece melhor e conservar velhos hábitos que se revelaram mais convenientes. Se viajar vai voltar satisfeito. Se descobrir um lugar para onde viajou vai voltar consciente da sua identidade porque terá ido além, assumido riscos e confrontado seus sentimentos. Vai descobrir que iniciar um projeto querendo atingir a perfeição no primeiro passo é uma ideia incrivelmente estúpida. Vai se deliciar ao perceber que você, mero mortal, pode fazer o mesmo que pessoas agraciadas com talentos, mas não com tanta graça. Vai se prostrar diante da grandiosidade do mundo e então vai perceber que não é o lugar que determina a satisfação e sim se as necessidades são atendidas.

Quem viaja sabe que a cada lugar que se conhece é uma oportunidade nova de se encontrar e se completar. A cada lugar que se descobre cresce a convicção de que o mundo é muito grande para se sentir vazio.

394778_282406365145717_177119708_n 309677_446477585405260_1479397448_n

Sim, eu tenho viajado um bocado e na minha trajetória eu descobri que eu fico mesmo é com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita e é bonita!

Anúncios
Esse post foi publicado em Crônicas de uma Brasileira na gringa. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Um clichê maravilhoso: a vida é bonita e é bonita!

  1. Na Holanda, a viagem fica mais fácil.

  2. Heloisa Freitas disse:

    Como já dizia Gonzaguinha :é bonita é bonita e é bonita.

  3. Lucas Klarosk disse:

    Riiii… leva eu ??!

  4. Danieli Berti Sanches disse:

    Ri como sempre ESPETACULAR

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s