3 razões para você viajar enquanto é jovem.

Foto: Juventude Território

Foto: Juventude Território

Outro dia eu estava conversando com uma jovem que tinha uma série de decisões a tomar; uma delas era se ela devia ingressar em uma universidade ou viajar pelo mundo.

Eu disse pra ela viajar. Sem dúvida. Sem desculpas. Apenas vá.

Ela suspirou.

“Sim, mas …”

Nunca ouvi palavras tão fatais:

“Sim, mas… e as minhas dívidas?”

“Sim, mas… e o meu trabalho?”

“Sim, mas… e o meu namorado (ou cachorro, ou carro, ou qualquer outra coisa)?”

“Sim, mas …” é perigoso, porque faz parecer que temos a melhor das intenções quando, na verdade, estamos apenas com medo de fazer o que queremos. Ele nos permite que sejamos covardes, ao parecer nobre.

A maioria das pessoas que conheço que esperaram para viajar pelo mundo, nunca viajaram. Por outro lado, a maioria das pessoas que decidiram viajar, ainda assim, conseguiram ingressar na universidade ou em um emprego estável. Tome cuidado com o sim-mas. O sim-mas vai destruir os seus sonhos.

Fiquei tão comovido com essa conversa que eu a compartilhei com um grupo de 30 jovens adultos na noite passada. Muitos se faziam as mesmas perguntas.

A vida que sempre quis amigos[1]

Quando você fica mais velho, a vida parece algo banal. A sua juventude é um época de fortalecimento total. Você começa a fazer o que quer.

Mas na maturidade com novas responsabilidades, você não quer perder de vista o que é mais importante.

Então, se estiver razoavelmente no controle das circunstâncias, você deve fazer o que realmente importa, pois na vida não será sempre que vai se preocupar apenas consigo mesmo.

Durante o início da idade adulta, sua visão de mundo ainda está sendo formada. É importante aproveitar esse período – se dar oportunidades de crescer. Viajar é uma boa maneira de fazer isso.

Então, jovem, viaje! Viaje pra todos os lugares possíveis. Viaje sem medo.

Há três razões para viajar enquanto você é jovem:

1. Viajar te ensina a viver aventuras

Quando olhar para trás, haverá momentos dos quais vai se orgulhar, e talvez alguns que vai se arrepender. Muito provavelmente o seguinte não vai estar na última lista:

  •      Andar de bicicleta em toda a Golden Gate Bridge.
  •      Aparecer na TV italiana.
  •      Caminhar por uma ruína maia.
  •      Aprender espanhol em três meses.
  •      Excursionar pela Europa de trem.

Eu fiz tudo o que precede e nenhuma dessas aventuras estão em minha lista de arrependimentos. E então? Quais as escolhas que você vai se arrepender de fazer? Esperar; Ter medo; Inventar desculpas; Não se arriscar mais.

Enquanto for jovem, você deve viajar. Deve ter o tempo para ver o mundo e experimentar a plenitude da vida. É um investimento que vale qualquer sacrifício exigido de sua parte.

2. Viajar te ajuda a ter compaixão

Na sua juventude fará escolhas que vão te definir como pessoa. A disciplina demonstrada agora andará com você pelo resto da vida.

Viajar vai te colocar em lugares que farão você se importar com questões bem maiores.

Se for para o sudeste da Ásia, pode se deparar com o comércio de escravos. Se for para o leste europeu, vai perceber o efeito do genocídio e da perseguição religiosa. Se for ao Haiti, vai testemunhar o lado feio do paternalismo ocidental.

Talvez comece a entender que o mundo é um lugar pequeno, e gigante ao mesmo tempo. Terá mais empatia pela dor e sofrimento que habita o cotidiano de boa parte da população mundial.

Se sentirá mais conectado aos seus companheiros seres humanos de uma forma profunda e duradoura. Vai aprender a se importar.

3. Viajar te proporciona bagagem cultural

Viajar é uma ótima oportunidade para conhecer o mundo e as pessoas maravilhosas que estão nele. Não há nada como caminhar ao lado do Coliseu, ou ver o David Michelangelo em pessoa.

Posso descrever a cidade de San Juan, suas praias incríveis e locais históricos, mas você deve ver por si mesmo para sentir como é. Você pode ler todos os livros do mundo sobre a Grande Muralha da China ou o Louvre, mas estar lá é uma história diferente.

O mundo é um lugar deslumbrante pra visitá-lo enquanto é jovem. Não desperdice o tempo que nunca vai terá novamente.

Você tem uma oportunidade crucial para investir na próxima temporada de sua vida agora. Tudo o que você semear, acabará por colher. Por favor. Para o seu bem, faça isso. Porque você não vai ser jovem pra sempre.

Então viaje. Experimente o mundo porque vale a pena. Torne-se uma pessoa de cultura, aventura e compaixão.

“E se eu não for jovem?”

Viaje mesmo assim. Pode não ser fácil, mas encontre uma maneira de sair de sua zona de conforto. Nunca é tarde demais.

Se não estiver afogado na rotina da vida, eu imploro – viaje. Fazer o que realmente importa no futuro não será mais fácil do que é agora.

Esse texto foi traduzido do site Goins Writer.

Anúncios

Sobre Vagabundo Profissional

“Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, sou rico. Porque viajei o mundo sem um único centavo no bolso. Sim, sou rico. Por causa das pessoas que conheci. Mas acima de tudo, sou rico, por que descobri o verdadeiro significado da vida.” (Fergal Smith)
Esse post foi publicado em Ócio Criativo, Dica de Viagem, Relatos de viagem e marcado , . Guardar link permanente.

18 respostas para 3 razões para você viajar enquanto é jovem.

  1. Simplesmente completo, perfeito e verdadeiro texto! Amei. Vou reblogar =)

  2. Tayane disse:

    Tenho um sonho de viajar pelo mundo, conhecer novas coisas, mas não sei se o medo deixa. Gostaria de um conselho.

  3. Tayane disse:

    Obrigado pelo conselho, vou fazer de tudo para realizar esse sonho.

  4. Cris Amorim disse:

    SENSACIONAL!!! Blog cheio de inspirações 🙂

  5. Guilherme disse:

    Ótimo texto! Parabéns! Só para quem já viveu isso, sabe do que se trata! Parabéns pelo Blog!

  6. Elígia disse:

    E o que você sugere pra quem ainda não fez 18 anos, Ricardo? Hum… acho que esse é um bom “sim, mas”, não é? De qualquer forma, eu e minha amiga vamos esperar até que seja possível para nós viajarmos por aí. Seu blog é ótimo e adoramos seus posts terríveis, aqueles que te dão vontade de correr pro mundo mesmo quando você ainda tem que terminar o colegial ^^ dão uma coceirinha gostosa na gente. Obrigada.

  7. douglas disse:

    Com certeza!! eu posso dizer que isso e bem verdade, quando me formei em direito e passei no exame de ordem eu ja estava decidido a viajar pelo mundo o maximo q pudesse, hj depois de 17 anos, mais de 45 paises, 5 continentes centenas de fotos, videos e muitos milhares de milhas em baixo dos meu pes eu digo a quem queira ouvir: viaje !! e nao se preocupe com o resto, pois no fim, tudo chega no seu devido lugar. Conhecer o mundo e conhecer vc mesmo e por a provas seus medos e incertezas, saber de suas capacidades, crescer, evoluir, aprender… isso nao tem preco!!! hj trabalho em um hotel nos estados unidos e sempre q posso viajo novamente. me sinto bem na estrada, sozinho em momentos de meditacao comigo mesmo as vezes ate solidao ou em companhia de uma ou mais pessoas em momentos de curticao. Nao perca tempo e viaje, nada lhe da tanto aprendizado e diversao ao mesmo tempo qto uma viajem, de aventura, de turismo, de negocios, visita, seja qual for o seu objetivo viajar e sempre valido !!! encare seus medos e viva seus sonhos vc nao se arrependera!!!

  8. Jane disse:

    Ric, esse conselho não é válido apenas para quem é jovem !
    Não exclua os mais velhos desse prazer que é viajar… Também é válido para os adultos jovens, os adultos e os de meia idade…. Viajar é tão prazeroso que todos deveriam ter a chance de experimentar…

  9. Pingback: A vida que sempre quis | Wanderson Lacerda

  10. Lu Puca disse:

    Eu sempre tive o sonho de viajar e nunca me mexia, passei quase toda a minha fase de 20 anos sonhando e não realizando. Aos 28 finalmente decide que ia morar um tempo fora de 3 a 6 meses. Mas tinha medo e ai fiz um teste indo passar uma semana no Uruguai, ficando em hostel, caminhando e conhecendo alguns lugares. Foi tão sensacional que me encorajei e morei 5 meses no Canadá para estudar e passear, larguei trabalho, familia, tudo! Foi uma experiência tão maravilhoso que desde que voltei ja fui para o Paraguai e Argentina e agora quero ir para Asia! Isso vicia!

  11. e o dinheiro pra fazer tudo isso ??

  12. I would like to thank you for the efforts you’ve got made in writing this post. I’m hoping the same greatest function from you inside the potential too. Actually your creative writing abilities has inspired me to start my personal BlogEngine weblog now.

  13. Wow, this post is one thing that you do not see everyday. It is a good thing that I found this post thanks to my pal who revealed it to me. It is very rare for a blogger to spend a great number of hard work passing along the help and advice that you provided. It’s quite evident that you put a considerable amount of time and tough work into this so thanks a bunch!

  14. Just because you do not create a fortune doesn’t imply that you shouldn’t live like the majority of others do. It is possible to have a good spot to live, web, home telephone company, a computer, energy, mobile phone, and lots of food in the house and government support programs will help you get those activities. If you’re generating a low income, for reasons uknown, there’s hope available. Before you have the ability to allow it to be by yourself, you could possibly get support from the government to make things a little easier for you and your family. You’ll see how it’ll oftimes be an enormous weight lifted off your shoulders and far better you feel when you’re ultimately accepted for just one of these applications. You might actually be able to give the accessories which make life more fun.

  15. Some genuinely wonderful articles on this site, thankyou for contribution.

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s