10 desculpas (esfarrapadas) que as pessoas usam para não viajar.

ng1313890

Foto: dn.pt

Quando muita gente vê fotografias de nossas viagens ou do que os aventureiros fazem, normalmente soltam aquela exclamação “Nossa, gostaria de fazer algo do tipo.”

Bom, querer é o primeiro passo, mas então por que a maioria das pessoas não dá o segundo, terceiro, quarto…? Ao longo de anos viajando conseguimos listar as desculpas mais esfarrapadas que as pessoas usam pra não viajar e não se aventurar por aí.

1. Eu não tenho tempo! Ninguém tem tempo. Agora se você passa horas na frente do computador, assiste telenovela, fala horas ao telefone, perde tempo no Facebook… Se liga, taí seu problema. Basta trocar esse tempo perdido por aventura. No final, você não vai se arrepender.

2. Eu não tenho companhia! “Meus amigos não curtem viajar!” Simples, troque de amigos! Não é piada. Durante uam viagem você conhecerá novos amigos e quem sbe depois de ver as fotografias e ouvir suas histórias de viagem seus velhos amigos não se animam em cair na estrada com você.

3. Estou sem grana!  Tem gente por aí que pensa que viagem é sinônimo de hotel caro, guia caro, passeio caro ! Fique esperto! Com muito pouco é possível fazer mais do que se imagina. Hoje em dia existem diversas alternativas baratas tanto em relação a transportes como em relação a hospedagem.

4. Não sei por onde começar! Pelo começo, óbvio. Que tal começar perguntando a alguém que viaja? Que tal perguntar para mim? Ó eu aqui! Hoje em dia, com a Internet, ninguém tem o direito de dizer “eu não sabia!” – não sabia porque não quis saber! Nenhuma trip exige diploma, babá, guarda-costas ou sei lá o que. Muito pelo contrário, podem até complementar seu diploma.

5. Eu não tenho carro! Bom, se você quer fazer uma volta ao mundo motorizada, então isso é um problema! Mas se você diz que não tem carro e, por isso, não sai por aí? Existem centenas de mochileiros e viajantes que viajam de bicicleta, carona, trem, avião, caminhão do correio… Então faça como eles e se vire!

6. Minha namorada (ou namorado) não deixa! Já pensou em trocar de namorada ou namorado? Ou, menos radical, que tal encontrar soluções amigáveis e flexíveis? Minha mulher, por exemplo, nunca havia feito um mochilão e morria de medo. Depois que nos conhecemos consegui convencê-la a ir junto em um dos meus. E não é que ela se apaixonou pela brincadeira? Precisa de bons argumentos pra convencer seu (sua) pareira? Dá uma olhada aqui e aqui.  Ou se o caso for muito grave você sempre pode procurar uma mulher ou um homem que goste de viajar.

7. Estou muito velho! Em geral essa desculpa vem acompanhada de “eu também estou muito fora de forma”. Essa é outra desculpa esfarrapada. Depois que conheci um mochileiro em Curitiba-PR que estava dando a terceira volta ao mundo, comecei a acreditar que viajar é para sempre. Não seria grande coisa se esse mochileiro não tivesse 62 anos na época em que o conheci.

8. Preciso do equipamento ideal! O que você chama de “equipamento ideal”? Você só precisa de uma mochila grande ou uma mala e muita, muita vontade de sair por aí.

9. Acho tudo muito perigoso! Se você mora na Suíça, em frente do lago de Genebra, então tudo é realmente muito perigoso fora do seu bairro. Mas se você já vive no Brasil, então repense essa desculpa. Tem gente pegando dengue em Copacabana, sendo sequestrado na Avenida Paulista, pisando em cocô de rato no Savassi, em Belo Horizonte! Então onde está o perigo? Eu acho mais perigoso atravessar uma rua sem semáforo no Brasil do que atravessar uma rua sem semáforo em Nova Dhéli; acho mais perigoso ficar preso dentro de um carro num engarrafamento do que dormir no mato; acho mais perigoso tomar chuva na cidade grande (que é ácida e tóxica) do que me molhar nas Cataratas do Iguaçu. O perigo está em todo o lugar, mas o maior perigo é ficar trancado dentro de casa com medo.

10. Tenho preguiça! Ah, eu também! E tenho muita. Sou um cara que não nasceu pra acordar cedo. Mas acho que todo mundo tem preguiça! Uns mais, outros demais! Mas sempre que percebo que a preguiça está ganhando o jogo, lembro do prazer que é subir uma montanha com a força das minhas pernas, chegar lá em cima e respirar o ar fresco e frio, olhar em torno e ver o mundo, sentir o cansaço dando espaço à satisfação, sentir orgulho por estar lá em cima e fazer parte de toda aquela grandeza. Depois eu sempre penso no que eu estaria fazendo se tivesse deixado a preguiça dar a palavra final… Dá vontade de rir. Rir do que eu estaria fazendo e das desculpas das pessoas.

Esse post foi inspirado por um texto do Kalapalo.

Anúncios

Sobre Vagabundo Profissional

“Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, sou rico. Porque viajei o mundo sem um único centavo no bolso. Sim, sou rico. Por causa das pessoas que conheci. Mas acima de tudo, sou rico, por que descobri o verdadeiro significado da vida.” (Fergal Smith)
Esse post foi publicado em Ócio Criativo. Bookmark o link permanente.

38 respostas para 10 desculpas (esfarrapadas) que as pessoas usam para não viajar.

  1. Débora Barbeta disse:

    Muito bom esse texto!!!!!!
    Até me animei, vou sair da frente do computador e planejar algo pra fazer….rsrsrs.

  2. Cristina disse:

    nossa cara, mt bom. Um balde de água fria! rs
    abs

  3. gugaidde disse:

    quanto custa um mochilão? sempre q olho, esse negócios de viagens só a passagem é uns 6mil.. até desanima hehehe

  4. Cecilia SOUSA disse:

    Curti muito o teu blog. Amo viajar. No meu primeiro ano na França quaria comprar uma bicicleta pra ir à faculdade e fazer uma viagem de trem pra Suíça, mas tinha que escolher por falta de grana. Meu marido teve a brilhante ideia de ir pra Suíça de bicicleta. E o pior foi que eu aceitei! A maior aventura da minha vida lol Se quiser dar uma olhada…
    http://bernardoececilia.blogspot.com.br/2009/01/orage-1.html

  5. Angélica disse:

    Eu abandonei essas desculpas já tem um tempo, mas agora tem uma nova, sou mãe solteira e tenho um bebê de 1 ano. Por favor escreve um texto me encorajando rsrsrs

  6. Angélica disse:

    Detalhe estou doida para cair na estrada, afinal agora tenho meu companheiro de viagens perfeito, meu filhotinho. Abs

  7. Pingback: [Links] Desculpas esfarrapadas que as pessoas usam para não viajar | Pikachu Supremo

  8. Adriano disse:

    Legal este texto, após viajar por 13 países e muitas cidades nos últimos 5 anos, estou a exatamente um ano sem viajar para nenhum lugar que eu havia planejado e desejado e sinto muito falta dessas aventuras, e digo q não é por falta de grana, mas sim falta de tempo e vergonha na cara, ja planejei muitas trips que nem saíram do pensamento, mas lendo este texto tive mais uma motivação para tirar meu mochilão da gaveta jogar algumas peças de roupas dentro e cair na estrada já semana que vem, vou compilar algumas ideias de lugares que tenho para conhecer num roteiro de improviso mesmo e sair por ai. Valew

  9. André Luiz disse:

    E se eu não gosto de viajar?

  10. Anônimo disse:

    Eu ri muito com esse post.. sério.

    2. Eu não tenho companhia! = troque de amigos.
    6. Minha namorada (ou namorado) não deixa! = troque de namorada(o).

    Só faltou o:
    1. Minha esposa não deixa e temos um filho pra criar! = troque de família.

    Simples assim.
    #sóquenão

  11. Luana disse:

    Eu não sei nem qual é o começo… Consigo nem escolher pra onde ir, mas decidi que vou fazer uma viagem mais barata o possível, curta, sozinha mesmo e ainda esse ano! Dica?

  12. Erika disse:

    Gosteii.. tbm penso assim.. (:

  13. Rafael Euzebio Pereira disse:

    Caraca, adorei. Ja ouvir todas essas desculpas antes de minhas viajens, ja larguei namoradas, familiares, o med a preguica e sempre viajo sozinho. Parabens pela materia. Para os preguicosos de plantao quem quiser tirar duvidas sobre mochilao, podem contar cmg. da uma passadinha no eu facebook que estou desposto a ajudar. https://www.facebook.com/rafaelfaelzaum.euzebio

  14. Caroline disse:

    Adorei as dicas, quero ir pro Peru (terra dos incas), não tenho cia, não tenho grana mas tenho uma vontade enorme e vou seja como for rs, o que vc me indica, um roteiro barato e bacana, já vi o vídeo da sua viagem para lá. Me de as dicas mais preciosas que puder, eu agradeço muito. bjos

  15. Gisela disse:

    Meu problema é grande. hahaha. Namorava um cara que adorava essas coisas, mas fizemos apenas uma viagem juntos. Agora, não estamos mais juntos e eu estou sem companhia, mas com muita vontade de ir pra todos os lugares que planejamos, mesmo sem ele.
    Gostei do blog, vou me programar e pé na estrada! 🙂

  16. cassio rodrigo disse:

    Moro em pernambuco e ja viajei duas vezes de carona, mas nada tão longe. A mais longe foi 600 km. Agora estou pensando em ir pra argentina , todo o percuso de ida e volta de carona. Acho q da uns 2000 km. Sim sem muita grana! Oq vc acha?

  17. Tom Carvalho disse:

    Recentemente fiz uma viagem de bike, dormi na rua e gastava 4 reais pra comer, quando não ganhava comida, e uns 6 com agua.
    galera, Enjoy!

  18. Hahahah eu adorei, muito bom! Abraços

  19. Pingback: Desculpas para não viajar | my Destination Anywhere

  20. Stella disse:

    Eu gostaria de saber se vc acha q é possivel mochilar com uma criança de 3 anos, já que vc faz sempre… pq agora to mais afim ainda rs

  21. angiesantanna disse:

    Eu sempre achei arriscado mochilão, mas se encontrar as pessoas certas (responsáveis e aventureiras) e saber certinho o roteiro, não tem erro!! Viajar é a melhor coisa que existe, não pode ficar muito tempo no mesmo lugar!!!

  22. Pingback: Viajando pelo mundo de bicicleta e com os 4 filhos pequenos. | Vagabundo Profissional

  23. eu confesso que tinha medo, um medo bobo de sair por ai, mas sempre que estava na rodoviária e via aquele pessoal passar com as mochilas enormes nas costas algo mexia comigo, então resolvi criar vergonha na cara e seguir não um sonho, mas talvez uma vontade guardada há anos: conhecer o Uruguai, estou indo em junho e se alguém também quiser ir comigo é só entrar em contato: alcinabelem@hotmail.com

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s