Estudo prova que passar quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta criatividade em 50%

Into The Wild

Into The Wild

“Isto mostra que a interação com a natureza tem benefícios reais e mensuráveis para a resolução criativa de problemas que ainda não tinham sido demonstrados”, disse um dos autores do estudo, David Strayer, professor de psicologia na Universidade do Utah.

Para o investigador, estes resultados provam que “enterrar-se em frente a um computador 24 horas por dia, sete dias por semana, tem custos que podem ser remediados com um passeio na natureza”.

O estudo de Strayer e dos cientistas Ruth Ann Atchley e Paul Atchley da Universidade do Kansas é publicado na revista científica PLOS ONE, da Public Library of Science, e resulta de uma experiência realizada com 56 pessoas, 30 homens e 26 mulheres, com uma média de 28 anos.

Os participantes estiveram, durante quatro a seis dias, em passeios na natureza nos estados do Alasca, Colorado, Maine e Washington, nos quais não era permitida a utilização de aparelhos eletrónicos.

Dos 56, 24 fizeram um teste de criatividade com dez perguntas antes de iniciarem o passeio e os outros 32 realizaram o mesmo teste na manhã  do quarto dia de passeio.

Os resultados foram claros: as pessoas que já estavam há quatro dias na natureza tiveram uma média de 6,08 perguntas certas, enquanto os outros  tiveram apenas 4,14.

“Demonstrámos que quatro dias de imersão na natureza, e o correspondente desligamento da tecnologia, aumenta o desempenho em tarefas criativas e de resolução de problemas em 50%”, concluíram os investigadores, sem esclarecer se o efeito se deve à natureza, à ausência de tecnologia ou à combinação de ambos os fatores.

Os investigadores recordaram estudos anteriores segundo os quais as crianças passam hoje apenas 15 a 25 minutes por dia em atividades de exterior e desportivas, que as atividades recreativas na natureza têm estado em declínio há 30 anos e que, em média, as crianças dos oito aos 18 anos passam mais de 7,5 horas por dia a usar o computador, a televisão ou o telemóvel.

“Há séculos que os escritores falam da importância de interagir com a natureza (…), mas não sabíamos bem, cientificamente, quais os benefícios”, disse Strayer.

Vi no: SicNotícias

 

Anúncios

Sobre Vagabundo Profissional

“Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, sou rico. Porque viajei o mundo sem um único centavo no bolso. Sim, sou rico. Por causa das pessoas que conheci. Mas acima de tudo, sou rico, por que descobri o verdadeiro significado da vida.” (Fergal Smith)
Esse post foi publicado em Ócio Criativo e marcado , . Guardar link permanente.

21 respostas para Estudo prova que passar quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta criatividade em 50%

  1. fernanda disse:

    Nosso corpo é de bicho, simples assim… E o intelecto é apenas a mecanicidade que nos serve para fugir do sensacional mundo que possuímos e desconhecemos.

  2. pazificer disse:

    o que se passa é que mudanças radicais na nossa realidade nos aumenta a criatividade, começamos a pensar as coisas de outra maneira e outras perspectivas… mas esta maneira deverá ser a melhor para mudar a nossa realidade : )

  3. Liane Sampert disse:

    Considero a mim e aos meus irmãos pessoas privilegiadas em relação à infância, pois tivemos a oportunidade de passar as férias escolares quase que integralmente na Lomba do Pinheiro, Porto Alegre/RS, zona rural entre os anos 69 e 76. A luz elétrica chegou por +-1974. Fazíamos “expedições” pelo mato, com Q suco e sanduiches que a vó preparava; guerra de funda com bolinha de sinamomo em cima da figueiras; andávamos de bicicleta em estrada de chão batido… Hoje temos crianças de cidade que vaca, galinha, pato, cavalo e outros animais corriqueiros de um sítio ou fazenda são conhecidos só por fotos. Hoje moro entre o mato e o mar de Santa Catarina e me sinto realizada. A criatividade desperta a cada momento de desafio ou quando estamos sentados, apreciando ou pensando…

  4. Liane Sampert disse:

    “Meu espírito é um campo de possibilidades infinitas que conecta tudo o mais.” Deepak Chopra

  5. Renata disse:

    A natureza tem um papel relevante no nosso dia a dia. P
    ena que muitos a desprezam.

  6. Todas as manhãs da janela onde, estou admiro uma mínima reserva de mata Atlântica. Pássaros como tucanos, pica pau,periquitos, aracuan, jacú ,rolinhas, gaturamo. Cotias com seus filhotinhos.Tem contribuído para serenar meu espírito.

  7. Pedro Guilherme Lemes disse:

    Na verdade acho que não é a natureza que faz isso…e sim o instinto de sobrevivência penso eu…em qualquer situação de sobrevivência a criatividade sobe…por exemplo uma pessoa que passa 4 dias em alto-mar…é um ponto falho nesse estudo isso…

  8. A NATUREZA HUMANA EM CONVÍVIO COM A NATUREZA VEGETAL, SÃO COMO TERRA E SEMENTE, GERMINAM.

  9. Pingback: ESTUDO PROVA QUE PASSAR QUATRO DIAS NA NATUREZA SEM TECNOLOGIAS AUMENTA CRIATIVIDADE EM 50% | Blog Mural Psicologia

  10. Ze Hipster disse:

    Temos que curtir estas cenas da natureza.

  11. Nathalie S. disse:

    Sou a prova viva disso. Fiquei sem computador aqui na Serra do Cipó e, mesmo pra mim que já sou bicho do mato, ficou um pouco amarguinho me adaptar à casa apenas com o barulho dos animais, chuva e vento, sem nenhum Dire Straits ou Bob Dylan pra tocar… fora a preocupação com o trabalho, cuja principal ferramenta é o notebook.
    Haja lição.

    Well, divulgando o texto lá na página da Heya! no Facebook.

    Parabéns pelo tema, Ricardo!

    Beijo!

  12. Valdir Oliveira disse:

    Boa tarde, quem vos fala é um vagabundo que encontra-se nesta cidade no momento SM/rs. Até o fim do ano pretendo vagabundear em outro estado em uma cidade que tenha universidade. SM aprendi o rapel, poucas vezes mas foi legal nos morro de SM. Tenho amizades em Itajaí, Floripa, concórdia e Tubarão, acho que 2014 a boa é SC.

  13. Marcos Gayoso disse:

    semana passada subi o morro da minha cidade por 4 dias foi revigorante para mim…..

  14. Pingback: A natureza ativa nossa criatividade | Espaço Suryananda

  15. Pingback: ESTUDO PROVA QUE PASSAR QUATRO DIAS NA NATUREZA SEM TECNOLOGIAS AUMENTA CRIATIVIDADE EM 50% | Espaço Telheiras

  16. Lindsay Korth disse:

    Meu trabalho criativo é intimamente ligado à natureza. Pelo estado mental que proporciona, pelas composições de cores e formas… Cresci em contato direto, passando minhas férias no interior do interior do RS. Me instigava em vários aspectos, musicais, visuais – incluindo uma certa percepção fotográfica, imaginativos…. Provavelmente por ter sido durante a infância/pré-adolescência, essa fase tem uma influência forte em tudo o que eu faço.

  17. Dalva Vieira disse:

    É claro que nos sentimos bem na natureza; afinal. somos parte dela. Pena que muitos esqueceram disso. Mas temos que aproveitar o que resta, é por pouco tempo…os humanos não param de destruir……

  18. Pois é, Aristóteles. Sócrates, Ptolomeu, Newton, Eistein, da Vinci, Darwin não tinham nada dessa parafernália eletrônica à sua disposição, e olha só a criatividade ,

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s