Como é viajar sem guias turísticos?

Eu sei que muita gente vai condenar o que eu, como turismólogo, vou dizer aqui mas… As vezes a viagem é melhor se não tem um guia de turismo, ou os guias de viagem.

Com pacotes de viagem os horários são pré estabelecidos, os itinerários são fixos, e os pontos turísticos são sempre aqueles mais conhecidos. Nada contra quem gosta de viajar assim, mas para mim ao se prender a um pacote a pessoa perde um pouco da liberdade de escolha e consequentemente pode deixar de conhecer muitos lugares bacanas, uma coisa constante quando se viaja de mochilão, por exemplo.

Depois de ter pensado nisso, o brasileiro Linus Oura, fez uma viajem para a Tailândia e fez a coisa mais sensata para ele e para todos os mochileiros do mundo: ao invés de consultar as agências, guias turísticos e guias de viagem consultou a população local.

Para mochileiros, viajantes, e todo tipo de gente que viaja sem se prender aos pacotes, parece muito óbvio uma coisa dessas, mas a maioria das pessoas não faz isso. E quem não faz isso perde a oportunidade de conhecer lugares especias que nenhum guia mostra.

Linus gravou um vídeo chamado Where Should I Go, onde mostra os moradores locais indicando por meio de setas onde elas achavam que seria mais interessante para ele ir.

Anúncios

Sobre Vagabundo Profissional

“Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, sou rico. Porque viajei o mundo sem um único centavo no bolso. Sim, sou rico. Por causa das pessoas que conheci. Mas acima de tudo, sou rico, por que descobri o verdadeiro significado da vida.” (Fergal Smith)
Esse post foi publicado em Video e marcado , , , . Guardar link permanente.

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s