Uma Singela Homenagem aos Escoteiros do Mundo.

 Baden-Powell, fundador do maior movimento jovem do mundo.

Baden-Powell, fundador do maior movimento jovem do mundo.

Hoje é o Dia de São Jorge, padroeiro dos escoteiros. E por esse motivo é considerado também o Dia Mundial do Escoteiro e eu, como bom escoteiro não poderia deixar de fazer uma pequena homenagem a esse movimento que, sinceramente, mudou minha vida e me proporcionou as melhores experiências com as melhores pessoas possíveis ao longo de quase 14 anos no movimento.

Hoje é um dia especial pra todos os escoteiros do mundo, é dia de ver a galera saindo na rua usando o lenço ou as vezes até o uniforme completo. Mas e aí, você sabe o que é o Movimento Escoteiro?

Escotismo ou escutismo (não, não é escoteirismo), fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação, etc. Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela e preta no centro.

1954sfb

Escotismo para Rapazes, publicado em 1908.

Entusiasmado com os bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro Escotismo para Rapazes, que foi publicado em 1908, inicialmente como seis fascículos, de janeiro a maio, vendido em bancas de jornal. Em maio do mesmo ano, foi editado como livro com ligeiras modificações.

A recepção das idéias de Baden-Powell foi tanta que, em poucas semanas, centenas de Patrulhas Escoteiras estavam formadas, praticando Escotismo. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo, chegando à América do Sul em 1908, ao Chile.

curlews2

Primeiro acampamento Escoteiro em Brownsea, em 1908

O Movimento Escoteiro visa formar um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança, capazes de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos, ou seja, aquela imagem que as pessoas tem de escoteiros com uniformezinho, ajudando velhinhos a atravessar a rua ou vendendo biscoitos é um pouco equivocada. A gente pode até ajudar os velhinhos a atravessar a rua, mas normalmente estamos acampando, treinando técnicas mateiras, fazendo rapel, escalada, rafting, trekking…

Quem tem curiosidade em conhecer o Movimento ou mesmo inscrever o filho, filha, sobrinho ou coisa que o valha pode consegui mais informações no site dos Escoteiros do Brasil.

Parabéns a todos os escoteiros do mundo.

Sempre Alerta!!!!

602978_2697985546294_356789889_n

Escoteiros fazendo o que escoteiros realmente fazem: se aventurando.

Anúncios

Sobre Vagabundo Profissional

“Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, sou rico. Porque viajei o mundo sem um único centavo no bolso. Sim, sou rico. Por causa das pessoas que conheci. Mas acima de tudo, sou rico, por que descobri o verdadeiro significado da vida.” (Fergal Smith)
Esse post foi publicado em Matéria e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Uma Singela Homenagem aos Escoteiros do Mundo.

  1. marileis pinto disse:

    Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!

Comente no Vagabundo Profissional

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s